PARA ADESÃO DE ASSOCIADO

"A psicopedagogia estuda a aprendizagem normal e patológica tanto com um sentido preventivo como terapêutico. A aprendizagem abre o caminho da vida, do mundo, das possibilidades, até de ser feliz."
Jorge Visca

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12 DE NOVEMBRO - DIA DO PSICOPEDAGOGO

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sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ABPp-ES PROMOVE CINEMA EM DEBATE

PREÇO DA ENTRADA: R$5,00 - APÓS DEBATE COM O PSICOLOGO E PSICANALISTA PAULO SÉRGIO DA SILVA.
RESENHA:

Aos Professores

1- Um dos temas abordados no filme “O Preço do Desafio” é a indisciplina. Freqüentemente enfrentamos situações de desacato, desrespeito, apatia ou desinteresse por parte de nossos estudantes. Seja aonde for a indisciplina aparece como tema cotidiano das conversas entre profissionais da educação. E como lidar com esse dilema? O que podemos fazer? O mais importante, antes da tomada de qualquer decisão mais radical é que tentemos manter a calma,elhor é se antecipar a qualquer ato de indisciplina. Para isso é fundamental que os professores tenham suas aulas planejadas com o intuito de tornar o trabalho em sala o mais interessante e agradável possível. A diversificação, o uso de novo só dessa forma poderemos tomar as decisões mais corretas para essas situações. No entanto, antes de remediar, o ms materiais, a exploração das tecnologias de ponta, a articulação de trabalhos que envolvam os alunos e a criação de pontes que liguem o que está sendo aprendido com o que existe no mundo lá fora devem ser artifícios usados o mais freqüentemente possível pelos educadores. Ao encaminhar seus trabalhos dessa forma, evitam-se muitos e muitos problemas...

2- A paixão demonstrada pelo professor Escalante pela matemática é outro fator importante apresentado em “O Preço do Desafio”. O respeito dos alunos pelo professor e pela disciplina por ele ministrada aumenta na medida em que essa relação de proximidade pelo conhecimento fica mais evidente. É lógico que não basta isso, é necessário que cada professor aperfeiçoe suas práticas pedagógicas a fim de permitir que seus educandos entendam as relações entre o conhecimento lecionado e o mundo em que vivem...

3- Quando dialogamos com nossos estudantes e firmamos um trabalho em que se estabelece um contrato pedagógico, através do qual se definem as responsabilidades e compromissos tanto dos professores quanto dos estudantes, fica muito mais fácil trabalhar e se evitam diversos tipos de problema. Questões como pontualidade, freqüência, avaliações, postura, vestuário e materiais, quando discutidas antecipadamente, permitem que o professor e também os alunos se sintam como parte de um grupo, no qual todos devem respeitar as normas discutidas para garantir um melhor ambiente para todos.

4- Entre as estratégias utilizadas pelo professor Escalante em “O Preço do Desafio” podemos perceber as aulas expositivas e os exercícios em série como um recurso muito comum. Quando falamos na necessidade de renovar nosso estoque de recursos, introduzindo uma prática que integre mais os estudantes ao processo de construção do conhecimento, não estamos pregando o fim da utilização de exercícios e aulas expositivas, mesmo porque elas ainda são (e sempre serão) recursos valiosos para as aulas dos mais inovadores e arrojados educadores. O importante é que utilizemos também essas técnicas desde que venham a ser contextualizadas e adequadas aos novos tempos, a uma nova clientela e não apenas meras reproduções de conhecimento livresco. Devem ser debatidas, enriquecedoras, inclusivas e abertas sempre a qualquer questionamento.

Ficha Técnica

O Preço do Desafio
(Stand and Deliver)

País/Ano de produção: EUA, 1988
Duração/Gênero: 102 min., Drama
Direção de Ramón Menéndez
Roteiro de Ramón Menéndez e Tom Musca
Elenco: Edward James Olmos, Lou Diamond Phillips, Andy Garcia,
Estelle Harris, Virginia Paris, Mark Eliot, Will Gotay, Patrick Baca.

FONTE: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=342

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