PARA ADESÃO DE ASSOCIADO

"A psicopedagogia estuda a aprendizagem normal e patológica tanto com um sentido preventivo como terapêutico. A aprendizagem abre o caminho da vida, do mundo, das possibilidades, até de ser feliz."
Jorge Visca

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12 DE NOVEMBRO - DIA DO PSICOPEDAGOGO

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segunda-feira, 18 de março de 2013




A Revista VEJA desta semana traz uma reportagem intitulada  UM NOVO OLHAR PARA A MENTE DAS CRIANÇAS, tratando de   assuntos como dificuldade de aprendizagem, atenção/desatenção  e fracasso escolar. Sobre essa reportagem,  Edith Rubinsteinfundadora e ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia traz um posicionamento , que compartilhamos nesse blog, por julgá-lo extremamente coerente e consistente.
 Seria  interessante que nós, psicopedagogos, nos inteirássemos desse assunto, fortalecendo nossos argumentos frente a situações como essa.  



"Duas afirmativas do artigo podem confundir a compreensão de leitores
leigos : 1)
 novo olhar para a mente das crianças”, 2) “um quarto das crianças entre 6 e 16 anos tira notas ruins não por desleixo, mas por sofrer de distúrbios sérios que promovem alterações na bioquímica cerebral”.


Há mais de 30 anos os psicopedagogos brasileiros são  profissionais especialistas na compreensão da aprendizagem e suas dificuldades  vem mostrando e comprovando a complexidade da aprendizagem. Isto significa concretamente afirmar que não é apenas o organismo, isto é causas orgânicas, que explicam o fracasso escolar. Reduzir a explicação apenas a este aspecto é deixar de lado a visão ampla sobre a complexidade do aprender.

São os psicopedagogos que introduzem “um novo olhar para a mente das crianças”, ao propor uma visão multidisciplinar para a compreensão e a prática psicopedagógica. O ser humano não nasce com seu equipamento mental pronto. Aprende-se na relação com o outro significativo. Foco e atenção são aprendidos e construídos na relação com o outro. Isto não significa negar a existência de fatores orgânicos, porém é preciso cautela e cuidados para não reduzir a compreensão do fracasso escolar a partir de “um novo olhar para a mente das crianças”, que identifica apenas causas orgânicas como um desequilíbrio que pode ser compensado através de uma substância química".

Edith Rubinstein Psicopedagoga, mestre em Educação, professora Universitária em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, especialista em mediação educacional, fundadora e ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, membro do conselho nato. 

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