PARA ADESÃO DE ASSOCIADO

"A psicopedagogia estuda a aprendizagem normal e patológica tanto com um sentido preventivo como terapêutico. A aprendizagem abre o caminho da vida, do mundo, das possibilidades, até de ser feliz."
Jorge Visca

abpp.es@gmail.com
Telefone: (27) 8875-4508




12 DE NOVEMBRO - DIA DO PSICOPEDAGOGO

O CRESCIMENTO DA CATEGORIA DEPENDE DO NUMERO E DO TRABALHO DOS ASSOCIADOS. FAÇA SUA PARTE ASSOCIE-SE E JUNTE-SE A NÓS PARA CRESCIMENTO DA PSICOPEDAGOGIA NO NOSSO ESTADO.

domingo, 29 de julho de 2012

2º Módulo do Curso “A Atenção Aprisionada” com a professora e psicopedagoga Alicia Fernandez.


Caros Psicopedagogos,

Nos próximos dias 29 e 30 de agosto acontecerá o segundo módulo do curso  “A Atenção Aprisionada”  com a professora e psicopedagoga Alicia Fernandez.

Algumas pessoas que não tiveram a oportunidade de participar do primeiro módulo, solicitaram poder participar do segundo.
Vimos a possibilidade de atender a essas solicitações e estender a oportunidade a outros psicopedagogos.
Aqueles que desejarem participar conosco do Segundo Módulo , poderão fazer sua inscrição durante o Pré-Encontro, cujo objetivo é resgatar as questões que foram discutidas no curso e preparar novas perguntas.
 Recomendamos a Leitura do Livro Atenção Aprisionada, objeto de nosso estudo durante o Curso.



O Pré -Encontro será no dia 23 de agosto na sede da ABPp-ES, Av. Nossa Senhora da Penha, 1495 - AT 503 - Santa Lúcia (em frente à obra do novo prédio da PETROBRAS), Edificio Corporate Center.

A inscrição para o Pré-encontro deverá ser solicitada através de e-mail endereçado a  abpp.es@gmail.com,  até o dia 22 de agosto. 
VAGAS LIMITADAS.



IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e I Simpósio Internacional de Neurociências, Saúde Mental e Educação


I Mostra de Projetos Sociais da ABPp
Grupo ABPp-ES no IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e I Simpósio Internacional de Neurociências, Saúde Mental e Educação
Lúcia Maria Godoy, Maria da Graça Pimentel, Solange Pianezzola, Iara Feldman, Rosa Maria Barros, Cristiano Ottoni.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e I Simpósio Internacional de Neurociências, Saúde Mental e Educação


Com o tema "Diálogos entre Neurociências, Saúde Mental e Educação” aconteceu do dia 5 a 8 de julho, na UNIP, em São Paulo o IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia (ABPp) e I Simpósio Nacional de Neurociências, Saúde Mental e Educação, do Projeto Cuca Legal (Psiquiatria / Unifesp).

A participação de um numero significativo de profissionais de quase todos os estados do Brasil mostrou o interesse em aprofundar os assuntos e as questões sobre o fazer psicopedagógico.

Os temas foram tratados com grande competência por pessoas de diferentes áreas, que compartilharam saberes e conviveram em sintonia com o objetivo comum de buscar o melhor para a educação.



O Núcleo Espírito Santo participou da I Mostra de Projetos Sociais da ABPp, relatando o Projeto da Clínica Social, desenvolvido nos anos de 2009, 2010 e 2011.



A Clínica Social da ABPp-ES:
uma vivência de autorias




Iara Feldman apresentou o trabalho "O desenvolvimento da linguagem infantil no exercício do jogo simbólico coletivo: um estudo com uma criança de 5 anos" , um recorte de sua dissertação de mestrado em Psicologia da UFES, defendida em 2011.



Mesa Redonda:O sujeito que aprende na época atual: tecnologias e redes sociais
Palestrantes: Gilmara Teixeira Barcelos e Liliana Maria Passerino
Moderadora: Maria da Graça von Kruger Pimentel